Coisas de Naele

Seja livre da ganância

Posted on: 28/05/2009

papel (35)

Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo, e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo eu te mando: Retira-te dela. E ele na mesma hora saiu. Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança de lucro, agarrando a Paulo e Silas os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber nem praticar porque somos romanos. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todo.” Atos 16:16-26.

Neste texto do livro de Atos dos Apóstolos, vemos a história de uma moça duplamente escravizada: pelos seus senhores e por Satanás. No tempo de Novo Testamento, apenas uma classe privilegiada possuía escravos, isto é, somente os ricos tinham servos. No caso desta serva, a ganância de seus senhores lhes cegou o coração de tal maneira, a ponto de eliminar deles qualquer traço de misericórdia. A palavra ganância significa sede ou ambição de ganho e foi justamente isto que os fazia manter uma jovem possessa de um espírito maligno: a sede de obter lucro.

Por isto, quando Paulo expulsou o espírito, esses homens gananciosos se revoltaram e encarceraram também a ele e seu companheiro Silas. Paulo escreveu um tempo depois que a avareza é idolatria (Ef5:5). Aí está a explicação daqueles homens manterem uma moça possessa: a sua ganância e consequentemente a avareza levava-os a idolatrar o dinheiro de tal forma, que lhes cegou o entendimento para perceber que ali havia um ser humano escravizado por Satanás.

O autor de Atos fala que Paulo se indignou e expulsou o espírito. É possível imaginar que o apóstolo não somente se indignou com o fato da moça estar gritando atrás deles, mas com a própria situação espiritual da mesma. Sendo homem de Deus, o apóstolo não poderia permitir tal coisa, pois havia em seu coração o que não havia no coração daqueles senhores: misericórdia. A graça de Deus libertou aquela moça.

Quando esses homens encarceraram Paulo e Silas não imaginaram que essa graça e misericórdia também estavam à disposição dos próprios servos de Deus. E os dois sabedores dessa verdade, ao invés de se lamentarem pela circunstância em que se encontravam, contaram louvores a Deus dentro da prisão. Eles sabiam que não importava o tipo de prisão, espiritual ou física, a graça de Deus era poderosa para libertá-los.

E Deus lhes foi fiel, libertou-os também e de maneira sobrenatural.

Quantas pessoas se encontram nesse momento, na mesma situação daquela moça ou de Paulo e Silas? Vitimados pela ganância de terceiros. Se encontram endividados, enrolados com cartões de crédito e seus juros exorbitantes, mês após mês devendo cheque especial, etc.

Podemos comparar àqueles homens gananciosos e ricos do texto de Atos, com as financeiras e os banqueiros dos dias atuais. Estes mantém milhares e milhares de pessoas escravas dos juros, dos empréstimos, das promoções aparentemente vantajosos para quem os adquire, mas que certamente as levarão à ruína.

A Palavra diz em Ef 6:11,12 que devemos ficar firmes contra as ciladas de Satanás e que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal. Portanto, a luta não é contra o sistema econômico do mundo, mas contra Satanás e seus demônios que deturpam o funcionamento deste sistema, para manter cativos os homens.

Mas a arma mais poderosa disponível para qualquer um que se encontrar nesta situação é a graça de Deus. Ela é suficiente para libertar da preocupação com as dívidas, da ansiedade em honrar com os compromissos e até mesmo do pensamento de suicídio que sempre ocorre àqueles que não têm como pagar seus credores.

Graça significa favor imerecido, isto é, Deus é bom para conosco, não porque merecemos, mas porque Ele é essencialmente bom. Deus é amor e Ele não pode negar sua essência, portanto está sempre pronto a nos abençoar.

O salmo 136 fala 26 vezes que a misericórdia de Deus dura para sempre. Veja o que falam os versículos 22 e 23 do capítulo 3 do livro de Lamentações: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Por causa desta verdade podemos clamar pelo socorro de Deus e certamente seremos socorridos por Ele.

Voltando à cena de Atos e mergulhando mais fundo no relato acerca da situação daquela moça, podemos dizer também que, muito mais que perturbar os apóstolos, em algum lugar no seu coração atribulado, ela queria ser liberta. Porque, afinal Deus permitiria que ela seguisse justamente seus servos?

Se você nesse momento como aquela moça: atribulado, preocupado, desesperado ou desesperançado, clame a Deus e ele te libertará. Lembre-se que grande é a fidelidade de Deus e Ele não despreza aqueles que o buscam.

Ou talvez você se encontra endividado e acha que Deus está te punindo, porque foi negligente, esbanjador ou até mesmo ganancioso. Saiba que, se vocês se arrepender de coração, Ele é fiel e justo para te perdoar, pois ainda esta manhã a Sua misericórdia se renovou sobre você. Como também é bom o bastante para te ensinar um novo caminho de prosperidade financeira.

Faça como Paulo e Silas, louve a Deus pelas suas misericórdias e Ele abrirá as portas da prisão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: