Coisas de Naele

Viver pela fé

Posted on: 28/05/2009

Deus nos chama a vivermos pela fé, principalmente no que diz respeito ao dinheiro.

Mas, porque será que muitos de nós temos falhado nisto? Porque muitos não conseguem crer que Deus é poderoso para suprir toda e qualquer necessidade e porque, diferente desses, alguns gozam dos milagres de Deus em suas vidas financeiras?

A história do povo de Israel pode nos ajudar a entender isto:

Todo o povo de Israel recebeu a promessa de habitar na terra que manava leite e mel. Havendo-te, pois, o Senhor teu Deus introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste;” Dt 6:10,11a.

A terra significava a libertação. O povo fora escravo durante 430 anos e sabiam que só tinham suas necessidades supridas se trabalhassem. Porém, o Senhor estava libertando-os, dando-lhes tudo o que precisavam de graça.

A terra significava também descanso. O povo recebeu todo pronto das mãos de Deus: cidades edificadas, casas cheias, poços abertos e plantações. Eles só precisavam se deleitar naquilo que Deus estava lhes dando.

Todo o povo de Israel recebeu a promessa de habitar na terra que manava leite e mel, porém uma geração inteira pereceu no deserto, por causa da incredulidade.

A incredulidade fez que olhassem para trás e desejassem voltar para o Egito. “Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E porque nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos a um para nosso capitão, e voltemos para o Egito.” Nm 14:2-4.

A incredulidade fez que temessem os povos da terra, fez que desacreditassem que Deus era com eles. “Porem os homens que com ele tinham subido, disseram: Não podemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” Nm 13:31

Todo o povo de Israel recebeu a promessa de habitar na terra que manava leite e mel, porém somente Josué, Calebe e a geração seguinte tiveram este privilégio. Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que forem contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.”

Eles habitaram na terra, porque creram que ela era boa, era a libertação e o descanso providenciado por Deus. Não olharam para trás e creram que Deus estava lhe dando um lugar muito melhor que o Egito. Eles creram que Deus era com eles e que iria destruir todos os seus inimigos.

Nós somos o Israel de Deus. Através do sacrifício de Jesus recebemos do Pai tudo o que precisamos. Recebemos inclusive a libertação. Não somos mais escravos da preocupação, isto é, não precisamos ficar ansiosos quanto ao que comer, beber ou vestir. Basta pedirmos ao nosso Pai Celestial. “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas ao vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas coisas aos que lhe pedirem?” Mt 7:11

Assim, vivemos descansados. Isto é viver pela fé. Os que vivem pela fé olham somente para frente, olham para aquilo que Deus está lhes propondo: uma vida de descanso. Os que vivem pela fé não buscam formas de suprir suas necessidades ou estudando meios de vencer seus gigantes financeiros sozinhos. Eles confiam na ordem de Deus e avançam sobre seus inimigos e se apossam do que lhes pertence por direito. A terra e suas riquezas são do povo de Deus por direito e herança, mas o inimigo insiste em usurpa-las. Porém, os que vivem pela fé não temem o inimigo, pelo contrário, guerreiam e são vitoriosos.

Esta é a diferença entre os que vivem pela fé e os que vivem duvidando: os crêem confiam Naquele que fez a promessa, os que duvidam confiam em si mesmo, nas circunstâncias ou no sistema deste mundo.

E você: Vive pela fé ou ainda duvida?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: